11 enero, 2009

Calda Bordalesa

Calda bordalesa 1%

Sustâncias
1 kg de sulfato de cobre
1 kg de cal virgem
100 litros de água.

Modo de Preparar:
Usando as quantidades indicadas acima. O sulfado de cobre, bem triturado, é colocado dentro de um saco de pano ralo, amarrado em uma vara atravessada sobre uma tinta de madeira, contendo 50 litros d’água, de modo a apenas mergulhar na água. Dentro de aproximadamente uma hora, o sulfato de cobre está dissolvido.
Em outra tina, com capacidade superior a 50 litros, põe-se a cal virgem, que é apagada aos poucos, em pequenas quantidades, até formar uma pasta consistente. Em seguida, junta-se água até completar 50 litros.
Em um terceiro recipiente de 100 litros, juntam-se as duas soluções simultaneamente, sempre em pequena quantidade, agitando-se a mistura, enquanto vai sendo preparada.
A calda bordalesa deve ficar neutra. Para verificar, mergulhar na solução, durante meio minuto, uma lâmina de canivete bem limpa e, ao retirá-la da solução, observar se houve formação de ferrugem sobre a lâmina, o que indica acidez. Se isso acontecer, juntar mais um pouco da solução de água e cal, até que não mais se processe a reação.
Para pulverização, a calda deve ser passada através de uma peneira ou filtro, para evitar impurezas e entupimento de bicos. A aplicação da calda deve ser feita no mesmo dia de seu preparo.
bservação:
Na preparação não se deve usar vasilhame de ferro.

No hay comentarios: